UMA VIAGEM DE MOTA EM AUTONOMIA PELAS SELVAS DA PENÍNSULA DO YUCATÃ
(MÉXICO, BELIZE, E GUATEMALA)

quarta-feira, 3 de março de 2010

A travessia do Golfo do Mexico

Tomamos um pequeno almoço fenomenal no restaurante por cima das aguas do rio. Sao quase 9 horas e chegaram as 2 lanchas. São pequenas e tem bancos para transporte de passangeiros.

São precisos 5 homens para meter as motos uma a uma dentro das lanchas. Algumas ficam com a roda de fora, outras com a traseira. No fim, ficam 3 motas por lancha.



Acabada a operacao carrega-se a bagagem e equipamento pessoal, e ala que temos de nos apressar. Ainda temos de passar em Livingstone e o mar tem tendencia a ficar picado com o passar das horas.



As lanchas deslizam pelas águas transparentes do rio Dulce, e passamos pelos primeiros mangais. A paisagem é deslumbrante. Pelicanos fazem voos razantes no rio, e corvos marinhos mergulham atrás de pequenos peixes e Garças descansam nas grandes árvores das margens. Toda esta zona parece fervilhar de vida. A selva aqui possui uma altura já de si impressionante, é verde e cerrada não deixando vislumbrar nada para o seu interior. Apenas se veem algumas casas de colmo, autênticas casas de luxo, com iates a porta nos ancoradouros. Este é um lugar para se viver que incita a inveja a qualquer um.



Meia hora mais tarde saimos do rio e entramos no mar do Golfo do Mexico. Aqui as ondas revelam-se grandes e ameacadoras. Por duas ou tres vezes ainda temi que a casquinha de noz se virasse e fossemos todos parar ao fundo. Mas no final, foi apenas o susto. Tudo correu bem e la chegamos a Livingtone. Livingtone é uma terra atipica desta região. Em vez de maias, a etnia dominante é negra. São descendentes directos dos escravos que foram libertados das ex colónias britanicas. É uma cidade pacata e simpática. Almoçamos, levantamos dinheiro para pagar as lanchas e carimbamos a saída da Guatemala nos Passaportes.

Depois de almoco, seguimos viagem e lá chegamos ao nosso destino: Punta Gorda - Belize.
Mais uma operação demorada para retirar as motas das lanchas, alfandega e seguimos viagem.

Estamos neste momento a norte de punta gorda numa praia paradisiaca de águas azuis e praia branca em frente ao mar.



Vida difícil esta de explorador... uf...

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom! :)
Já estive em alguns desses sitios e adorei rever pelos "vossos olhos".

Continuarei a acompanhar!

Bjinhos

Catarina

Anónimo disse...

Há vidas mais baratas... não são é tão boas!
Divirtam-se que nós, que vos acompanhamos por cá, estamos a divertir e a viajar no sofá, com as descrições fabulosas.