UMA VIAGEM DE MOTA EM AUTONOMIA PELAS SELVAS DA PENÍNSULA DO YUCATÃ
(MÉXICO, BELIZE, E GUATEMALA)

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Chichén Itzá - Uma das 7 Maravilhas do Mundo

Chegamos a Chichén Itzá. O tempo está nublado, o que ajuda bastante ao percorrer toda a área deste sítio arqueologico

Chichén Itzá (do iucateque: Chi'ch'èen Ìitsha) é uma cidade arqueológica Maia que funcionou como centro político e económico da civilização maia. As várias estruturas – a pirâmide de Kukulkán, o Templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas, e o Campo de Jogos dos Prisioneiros – podem ainda hoje ser admiradas e são demonstrativas de um extraordinário compromisso para com a composição e espaço arquitetónico. A pirâmide foi o último e, sem qualquer dúvida, o mais grandioso de todos os templos da civilização maia. O nome Chichén-Itzá tem raiz maia e significa "na beira do poço do povo Itza".

Estima-se que Chichén-Itzá foi fundada por volta dos anos 435 e 455. Foi declarada Património Mundial da Unesco em 1988.


Chichen Itzá ganhou proeminência regional em aproximadamente 600 A.C, ams foi no final dos século clássico que tornou-se um grande centro político regional. A ascensão de Chichen Itzá está relacionada ao declínio de outros centros regionais das planícies do sul do Iucatão, como, por exemplo, Tikal.
Algumas fontes etnográficas afirmam que em 987 um rei tolteca de nome Topiltzin Ce Acatl Quetzalcoatl dominou esta regiãpo com o apoio de algumas tropas maias e fez de Chichén Itzá a capital, juntamente com Tula Xicocotitlan. A paritr de então houve uma aglutinação entre os estilos arquitetônicos do povo maia e dos toltecas. A arte ea arquitetura desse período mostra uma mistura interessante de Maya e estilos tolteca. Alguns estudiosos afirmam que neste período a rtegião não fora liderada por um único governante, mas por um conselho formado pelos mais notórios cidadãos. Entretanto, recentemente esta teoria vêm sendo menos apontada pelos historiadores durante as pesquisas sobre a origem de Chichén Itzá.


Durante a era de ouro de Chichén Itzá, a cidade experimentou um período de forte crescimento econômico e tornou-se o centro financeiro de Iucatã. As rotas de comércio possibilitaram a extracção de ouro e outros recursos minerais para a região.


Segundo o Chilam Balam a cidade foi conquistada por Hunac Ceel no século XIII. Hunac Ceel propôs a sua ascensão ao poder e controle da região. Na época as crenças maias distinguiam dolinas chamadas de Cenotes Sagrados e durante algumas cerimônias indivíduos eram lançados nestes Cenotes. Se algum indivíduo sobrevivesse, este era considerado de linhagem sagrada. Mas, durante uma das cerimônias não houve sobreviventes e Hunac Ceel se auto-proclamou rei de Chichén Itzá.
Embora existam algumas evidências arqueológicas que indicam que Chichén Itzá foi salteada, algumas fontes históricas provam que a região não poderia ser atacada por ladrões. A questão está envolvida em um grande enigma arqueológico até os dias atuais.

Após o período de ouro, acredita-se que Chichén Itzá entrou em declínio, mas alguns estudiosos sugerem que a região não fora completamente abanonada, já que os cenotes foram usados como local de pregrinação durante o extermínio do povo maia.

Mais uma vez negociamos um guia (David). Este Sr. já com alguma idade mostra-se um autentico especialista em toda a cultura Tolteca/Maia, revelando muitissimos promenores relacionados com estas e outras ruinas. O sitio encontra-se cheio de gente. Paletes de turistas de todas as nacionalidades acumulam-se a entrada. Centenas de vendedores tentam nos vender o fruto do seu trabalho: estatuetas, lencos, colares, bolsas, T-shirts, tambores e mascaras rituais, mas o espaco na mota é reduzido e pouco ou nada se compra. Depois de cerca de 2H de explicacoes e muitas fotos, despedimo-nos do guia e voltamos as motas paradas no parque. Vai comecar a chover, temos que nos despachar.

Algumas horas depois chegamos perto de Uxmal. Vamos dormir num pequeno e modesto hotel, e estamos a jantar Tacos (para variar!). Amanha preve-se outro dia em grande...

1 comentário:

nix disse...

Parece que se estão a divertir bastante.

Grande abraço a todos e continuação de boa viagem.