UMA VIAGEM DE MOTA EM AUTONOMIA PELAS SELVAS DA PENÍNSULA DO YUCATÃ
(MÉXICO, BELIZE, E GUATEMALA)

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Palenque

Saimos de palenque bem cedo e fomos visitar as ruinas.

Palenque (que em maia quer dizer Cidade Paliçada) é um sítio arqueológico situado próximo do rio Usumacinta, no estado mexicano de Chiapas, 130 km a sul de Ciudad del Carmen. Trata-se de um sítio de média dimensão, menor que Tikal ou Copán, que no entanto contem alguns dos melhores exemplos de arquitectura, escultura e baixos-relevos produzidos pelos maias.

As ruínas são formadas por um conjunto de cerca de 500 edifícios que ocupam uma extensão de mais de 15 km.

Acredita-se que a civilização maia de Palenque era originalmente liderada por mulheres. Estudos revelam que as ruínas do Templo de La Reina Roja são bastante mais antigas que as do palácio do Rei Pakal, descoberto em 1950. Junto às ossadas de La Reina Roja foram encontrados anéis, colares, brincos e braceletes, além de uma máscara e uma tiara, ambas feitas de jade.



Depois de uma visita de cerca de Hora e meia seguimos viagem a Bonampak. Aqui começam as primeiras pistas de terra. O terreno é muito difícil a progressao faz-se muito devagar. Ha muitos buracos e nao podemos correr riscos. Passado 2H, a pista leva-nos ao asfalto e o ritmo sobe um pouco, e chegamos a Bonampak. Em Bonampak existem algums acampamentos dos Indios Lancandones. Diz-se que estes, sao os que ainda detem algum da antiga cultura maia porque conseguiram fugir aos conquistadores espanhois, entrando no coracao da selva. Infelizmente só restam apenas 800. A sua cultura vai se perdendo com o tempo.

Existem alguns eco-acampamentos geridos por estes. Ali, alem de alojamento em cabanas tipicas, os turistas encontram servicos de guia na selva e nas ruinas. Escolhemos um com aspecto agradável e instalámos-nos. Mais tarde convencemos a cozinheira a deixar o Joao Rodrigues fazer o jantar.



Peitinhos de Frango com arroz, fez as nossas delicias e da cozinheira india que jantou conosco na mesa. Mais um pequeno Briefing antes de dormir e cama.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hummmm ... peitinhos de frango....
É uma maravilha seguir a vossa viagem.À medida que vou lendo, vou visualizando e sentindo como se estivesse aí. Obrigada